Gengibre
O gengibre apresenta inúmeras propriedades farmacológicas, influenciando os sistemas digestores, nervoso central e cardiovascular. Ele também age como estimulante para o TGI, aumentando o peristaltismo e o tônus do músculo intestinal, impedindo a formação de gases no aparelho digestivo.
Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório, melhorando a respiração em casos de congestionamento nasal, auxiliando no combate de gripes, resfriados, catarros crônicos, tosses, fraquezas do estômago, rouquidão e bronquites.
O gengibre também tem ação anti-inflamatória, sendo eficaz nas desordens reumáticas e artríticas. "Fazer compressa das raízes para as dores externas reduz as dores reumáticas, no nervo ciático e nevralgias", explica a nutricionista.
Ele pode ser consumido fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O gengibre fresco é usado em preparações culinárias ou para o preparo de infusões. Já o seco é mais usado para compressas. O em conserva é utilizado também na culinária e o cristalizado com açúcar é usado como confeito para irritações na garganta ou cristalizado no sal. "Quando usar o gengibre fresco é importante tirar a pele dele, com uma faca", diz Valéria.
Apesar de ser recomendado o uso do gengibre para problemas estomacais, em pessoas com úlcera ativa o consumo da tintura pura (maior concentração de ativos) deve ser evitado. Pessoas com problemas cardíacos também devem consumir com moderação.
A nutricionista também chama atenção para o fato de que, pela presença de terpenos, um óleo, deve-se lavar as mãos após o manuseio e evitar exposição solar para não manchar a pele, assim como o limão.
Dicas:
- Para dor de ouvido, coloque um algodão embebido no óleo de gengibre no ouvido.
- Para enjoo e náuseas o uso de chá infusão ajuda muito, tanto náuseas causadas por movimento quanto as causadas pelo tratamento quimioterápico.
- Para ação descongestionante e expectorante, mastigue um pedaço pequeno do rizoma.
- Para ação nas dores reumáticas, nervo ciático e nevralgias, faça uma compressa com chá de gengibre ou até mesmo óleo de gengibre.
- Externamente, pode causar queimaduras ou irritações, por isso, deve ser observado o local da aplicação, principalmente em pessoas com a pele muito sensível ou com eczema.
- Antes de usar o óleo na pele pela primeira vez, deve ser feito um teste de reação, misturando uma gota do óleo com algumas gotas de outro óleo neutro, aplicando nas dobras do cotovelo ou joelho e aguardando 24 horas. Caso a pele não apresente nenhuma reação como vermelhidão e coceira, pode ser empregado, mas sempre com moderação.
- Função erétil: devido à sua ação estimulante do sangue, auxilia na prolongação da função erétil.
Suco de limão com gengibre emagrece
Suco de limão com gengibre é a combinação ideal para acelerar a a perda de peso e ainda auxilia na digestão e controla a fome.Suco de limão com gengibre para emagrecer
Suco de limão com gengibre para emagrecer funciona porque esses dois alimentos são considerados termogênicos, ou seja, quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido suas propriedades, assim aceleram o metabolismo e contribuem com o emagrecimento.Benefícios do limão
- Termogênico e diurético, ajuda emagrecer e reduz o inchaço.
- Efeito desintoxicante, elimina as toxinas do organismo.
- Ajuda a evitar o acúmulo de gordura.
- Tem propriedades que diminui a fome.
- Acelera o metabolismo e a queima de calorias.
- Reduz e evita o acúmulo de gordura abdominal.
- Melhora o funcionamento do intestino.
- Reduz e controla a ansiedade.
- Aumenta a sensação de saciedade.
- Tem ação anti-inflamatória e combate a celulite.
Fazer o suco de limão com gengibre é muito fácil, confira uma receita que pode ser usada tanto no verão quanto no inverno, o limão e o gengibre combinam muito bem não só no preparo de sucos mas também no preparo de chás. Na versão de chá suas propriedades emagrecedoras ficam mais potentes ainda.
Ingredientes
- ½ limão
- 300 ml de água
- 1 colher (sopa) de gengibre em pedaços ou ralado
- Gelo a gosto
- Folhas de hortelã
- Bata todos os ingredientes no liquidificador.
- Coe se preferir.
- Coloque as folhas de hortelã para dar mais gostinho e aroma.
- Sirva logo em seguida.
- Ferva a água.
- Acrescente o limão e o gengibre.
- Se preferir pode colocar uma colher de chá de mel e folhas de hortelã.