O diabetes é caracterizado por excesso de glicose (açúcar) no sangue. No Diabetes Melito tipo I (DMI), ocorre produção insuficiente ou não-produção de insulina. Já no tipo II (DMII), há resistência das células à insulina. Mas para que serve a insulina? A insulina é a responsável pelo transporte da glicose às células, para que seja transformada em energia. Evitando, assim, a hiperglicemia (grande concentração de glicose no sangue).
No caso do DMI, é preciso tomar insulina para que as células recebam a glicose e a transformem em energia. No DMII, muitas vezes apenas dieta e exercícios físicos são suficientes ou, ainda, o uso concomitante de medicamentos.
As recomendações sobre alimentação são basicamente as mesmas para os dois tipos. É claro que é necessário que os diabéticos tenham uma alimentação mais regrada, com regulação da ingestão de açúcares. Porém, é possível ter uma vida normal, de qualidade, fazendo apenas algumas trocas e inserindo alguns tipos de alimentos no dia a dia.
Os carboidratos são nossa principal fonte de energia, e devem satisfazer de 50 a 60% das necessidades energéticas diárias. Dentre os carboidratos, temos os simples e os complexos (que são as fibras). Vários estudos científicos comprovam que alimentos ricos em fibras solúveis podem reduzir os níveis de glicose do sangue. Dessa forma, os alimentos integrais, frutas e hortaliças, ou seja, alimentos não refinados, com casca ou bagaço, devem ser ingeridos diariamente. Lembre-se: não existem frutas proibidas para diabéticos!
No caso dos diabéticos tipo I, é necessário fazer a contagem de carboidratos. Mas como isso funciona? Essa contagem é com base na dosagem de insulina, ou seja, a quantidade de carboidratos que pode ser ingerida dependerá da quantidade de insulina que é administrada.
Seguem abaixo algumas recomendações
gerais que podem ser seguidas pelos diabéticos tipo I e II:
- A prática regular de atividades físicas é imprescindível! Primeiro, porque os diabéticos do tipo II normalmente são obesos. Por isso, o controle de peso é de extrema importância! Com a redução do peso, ocorrerá a diminuição da resistência à insulina e, conseqüentemente, o nível de glicose no sangue será melhorado. Já os diabéticos do tipo I são frequentemente magros, então a redução do peso não seria a principal maneira de controlar a glicemia. Entretanto, o exercício físico utiliza a glicose como fonte de energia e, consequentemente, reduz a glicemia;
- O açúcar, o mel e os doces podem prejudicar o controle da glicemia. Portanto, só podem ser ingeridos dentro do plano alimentar e sob orientação do nutricionista;
- Gorduras em geral devem ser evitadas. Lembre-se de retirar a pele do frango; substitua o leite e os queijos gordos por leite e queijos magros; faça sempre as carnes grelhadas, assadas ou cozidas; dê preferência às carnes mais magras;
- Recomenda-se o uso de produtos dietéticos. Porém, atenção! Os produtos dietéticos devem ser consumidos com cautela, pois, apesar de não possuírem açúcar, apresentam gordura em sua composição.
Enfim, as recomendações para os diabéticos são praticamente as mesmas para quem não o possui, ou seja, são algumas medidas de alimentação saudável que, se forem adotadas no dia a dia, permitem que todos tenham uma vida normal e saudável! O segredo é o equilíbrio!
1. A alimentação do diabético deve ser rica em alimentos integrais, frutas, verduras e legumes.
2. Leite desnatado, iogurtes lights e queijos brancos podem ser consumidos - desde que dentro da quantidade ideal. Consulte seu médico para saber o quanto você pode consumir!
3. As fibras devem ser acrescentadas diariamente, como por exemplo: arroz integral, pães integrais, aveia, gérmen de trigo, biscoitos integrais sem açúcar, frutas com casca, legumes cozidos no vapor, verduras cruas, dentre outros.
4. O açúcar não deve ser utilizado. Atualmente, temos boas opções de adoçantes que não contêm aspartame e podem ser utilizados por diabéticos.
5. Atividades físicas são importantíssimas e devem ser feitas com orientação de profissional especializado - contribuem para o controle do peso e redução das taxas de glicemia.
6. Atenção aos doces diet! Eles não contêm açúcar, mas apresentam gordura em sua composição. Por isso, não podem ser consumidos à vontade.
7. Deve ser dada preferência ao stevia ou sucralose, que são adoçantes que não apresentam aspartame em sua composição - e podem ser consumidos sem restrição.
8. Os alimentos dietéticos são sem açúcar, mas possuem gordura na composição, por isso não podem ser consumidos à vontade.
9. Os alimentos light são aqueles em que há uma restrição de um ou mais ingredientes, podendo o açúcar estar incluído ou não - é necessário verificar os rótulos para saber se o alimento contém açúcar ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário