-->

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CHÁS QUE CURAM
Existem várias crenças sobre o uso terapêutico e medicinal dos diversos tipos de chás. Dizem que a camomila, com suas propriedades calmantes, ajuda a aliviar cólicas, a hortelã e cidreira curam a gripe e o boldo serve para combater os distúrbios intestinais, além do chá de carqueja, que ajuda no emagrecimento. Algumas até possuem certa fundamentação científica, porém, outras não passam de mitos ou tradições criadas por adeptos desta bebida de origem chinesa, hoje apreciada em todo o mundo.

Há chás que podem mesmo ser aliados terapêuticos. O verde e o branco são bons exemplos. Feitos a partir da erva Camellia Sinensis, possuem propriedades antioxidantes e auxiliam na perda de peso, com a diferença de que o branco é menos processado e, por isso, acredita-se que concentra maior número de nutrientes em relação ao verde.

Muitas pessoas preferem chá ao café para evitar o consumo de cafeína, um forte estimulante do sistema nervoso. Porém, certas plantas como a erva-mate, contêm teores reduzidos, mas também apresentam a substância em sua composição. Na verdade o chá preto, chá mate e chá verde contém cafeína, ao contrário de outros, como por exemplo camomila, erva-doce e erva-cidreira, que não possuem este composto.

Segue abaixo uma pequena relação das múltiplas propriedades de alguns chás:

  • Alecrim
    Tem efeito estimulante. É ideal para pessoas que estão abatidas. É útil também para controle de tosse e febre.
  • Canela
    Tem propriedades adstringentes e Anti-sépticas. Ajuda a baixar a pressão arterial. Por elevar a temperatura corporal, não é indicada para pessoas em estado febril.
  • Gengibre
    A Organização Mundial de Saúde já reconheceu as propriedades bactericidas do gengibre. É um bom remédio para dores de gargantas. Também ajuda no controle de enjôos e náuseas em grávidas. Mas é bom lembrar que tem efeito anestésico sobre as cordas vocais, ou seja, melhor não abusar.
  • Hortelã
    Rica em vitamina C, cálcio e fósforo, a hortelã estimula o bom funcionamento do tubo digestivo e aumenta a produção de bílis, reduzindo gases e cólicas.
  • Pimenta Vermelha (cayena)
    Acelera o metabolismo em 20%, ajudando no emagrecimento. Seu efeito vasodilatador contra-indica seu uso em pessoas com varizes e hemorróidas.
  • Sálvia
    Tem efeito antiinflamatório. É usado em casos de bronquite, amidalite, faringite e gripe.





CHÁ VERDE

Considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico.

As virtudes do chá verde na prevenção do câncer, já muito divulgadas atualmente, vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.

Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.

Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal.

E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele. E para e pele mais um benefício: por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas.

Mas atenção, grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite não devem consumir este chá. Se estiver usando algum medicamento também é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir o chá verde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO!

BEM VINDO!

Quem sou eu

Minha foto
Uma mulher simples que adora aprender sempre mais, uma pessoa que adora compartilhar, uma mãe que ama sua família. Gosto de animais, flores, natureza... enfim sou uma pessoa que se encanta com a vida e com tudo aquilo que para muitos pode passar desapercebido como: o sorriso de uma criança, um arco-íris , um pôr-de-sol, uma rosa desabrochando. Quero muito... amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo. Amo e venero Maria, a Mãe de Jesus e minha também. Agradeço á Deus por tudo de bom que me proporcionou até hoje. Sou uma pessoa que ri a toa, chora, sonha... Eu sou aquela que relembra o passado, vive o presente... E o futuro???? o destino há de escrever. Ou quem sabe, já esteja escrito nas estrelas...rsrsrs