
Há chás que podem mesmo ser aliados terapêuticos. O verde e o branco são bons exemplos. Feitos a partir da erva Camellia Sinensis, possuem propriedades antioxidantes e auxiliam na perda de peso, com a diferença de que o branco é menos processado e, por isso, acredita-se que concentra maior número de nutrientes em relação ao verde.
Muitas pessoas preferem chá ao café para evitar o consumo de cafeína, um forte estimulante do sistema nervoso. Porém, certas plantas como a erva-mate, contêm teores reduzidos, mas também apresentam a substância em sua composição. Na verdade o chá preto, chá mate e chá verde contém cafeína, ao contrário de outros, como por exemplo camomila, erva-doce e erva-cidreira, que não possuem este composto.
Segue abaixo uma pequena relação das múltiplas propriedades de alguns chás:
- Alecrim
Tem efeito estimulante. É ideal para pessoas que estão abatidas. É útil também para controle de tosse e febre.
- Canela
Tem propriedades adstringentes e Anti-sépticas. Ajuda a baixar a pressão arterial. Por elevar a temperatura corporal, não é indicada para pessoas em estado febril.
- Gengibre
A Organização Mundial de Saúde já reconheceu as propriedades bactericidas do gengibre. É um bom remédio para dores de gargantas. Também ajuda no controle de enjôos e náuseas em grávidas. Mas é bom lembrar que tem efeito anestésico sobre as cordas vocais, ou seja, melhor não abusar.
- Hortelã
Rica em vitamina C, cálcio e fósforo, a hortelã estimula o bom funcionamento do tubo digestivo e aumenta a produção de bílis, reduzindo gases e cólicas.
- Pimenta Vermelha (cayena)
Acelera o metabolismo em 20%, ajudando no emagrecimento. Seu efeito vasodilatador contra-indica seu uso em pessoas com varizes e hemorróidas.
- Sálvia
Tem efeito antiinflamatório. É usado em casos de bronquite, amidalite, faringite e gripe.
CHÁ VERDE

As virtudes do chá verde na prevenção do câncer, já muito divulgadas atualmente, vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.
Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal.
E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele. E para e pele mais um benefício: por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas.
Mas atenção, grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite não devem consumir este chá. Se estiver usando algum medicamento também é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir o chá verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário